Alimento da Vida -Dia 2 de Setembro de 2012- “Vós abandonais os mandamentos de Deus para seguir a tradição dos homens”. Os mandamentos de Deus são eternos e mais importantes.


PROCURA-SE UMA FAMÍLIA.

Missionário  Olmes Milani-Cs
No dia 12 de setembro às  6h45 da manhã, nove anos terão ficado para trás, desde que cheguei ao Japão como missionário para os migrantes. Quando faço um retrospecto das famílias de brasileiros que conheci, durante esse período, fico surpreso com as muitas histórias de famílias que ouvi. Infelizmente, muitas delas são feitas de solidão e sofrimento.
Para isso contribuíram as separações ou a ausência de vida familiar de um ou dos dois cônjuges devido ao sistema de trabalho ou por não organizar o tempo livre para estar com os filhos. Foram bastante numerosas as crianças e adolescentes com quem conversei porque estavam atormentadas pela solidão e depressão.  Triste foi ouvir uma adolescente de pais separados dizer: “Tenho tanta vontade de morrer; não sei porque meus pais me quiseram e depois me deixam sempre sozinha.
 Minha mãe está sempre ocupada e meu pai não me visita”. Lembro também de um jovenzinho que desabafou: “Eu chego da escola e fico aqui sozinho.  O pai e a mãe chegam tarde.
Querem que eu jante com eles, mas o assunto que falam à mesa é trabalho, dinheiro e contas para pagar.
Acabam sempre brigando. Não falam comigo. Então eu vou para o quarto.
Aí, a mãe grita”.
Casos diferentes, mas a situação é a mesma: filhos sem afeto e companhia.
No primeiro caso, a família se desfez e, no segundo, não existe vida de família.
Os filhos de ambas sofrendo os horrores da solidão e depressão.
Eles procuram uma família que ainda não têm.
 Embora os dois casos possam ser considerados pouco frequentes por algumas pessoas, nem por isso deixam de oferecer uma oportunidade para reflexão e para uma revisão sobre o andamento da vida familiar, com destaque para o relacionamento entre pais e filhos.
Entende-se que muitos pais, com o anseio de deixar os filhos contentes, especialmente aqueles que só os vêem uma vez por semana, gostam de levá-los aos centros comerciais e não hesitam em lhes comprar o brinquedo exposto na vitrine.
Contudo, é sabido que as crianças precisam muito mais de companhia do que imaginamos. Ao invés de comprar um vídeo game ou qualquer outro brinquedo eletrônico, talvez fosse muito melhor que eles mesmos se fizessem de crianças e brincassem com seus filhos.  
Fazendo isso a criança além de se divertir, pais e filhos estreitariam seus laços afetivos.
A busca da felicidade nunca se faz caminhando sozinho, mas em companhia dos nossos semelhantes.
Quando são pessoas amadas as forças para consegui-la se multiplicam.
O Santo Cura d´Ars costumava dizer:
 Felicidade pertence àqueles que fazem os outros felizes”.
A felicidade não está nas coisas, mas nas pessoas. Assim são as famílias felizes, onde cada pessoa se realiza na medida em que faz feliz o outro que Deus põe em nossa vida.
Tudo o que é material, computadores, videogames, carros, roupas, se desgasta e, por fim, depositamos no lixo.

O amor permanece. O prazer e a emoção produzem situações finitas enquanto o amor dura, perdura e é fonte de felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário