Alimento da Vida -Dia 2 de Setembro de 2012- “Vós abandonais os mandamentos de Deus para seguir a tradição dos homens”. Os mandamentos de Deus são eternos e mais importantes.

OS SINAIS DA VIDA

Batismo
- O Batismo é o fundamento da vida cristã, a entrada na Igreja e o acesso para os demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e nos transformamos em filhos e filhas de Deus, incorporando-nos à Igreja.
- É dever dos cristãos de tomar parte da Igreja, dando testemunho do Evangelho. Pelo testemunho, os adultos transmitimos a fé em palavras e atos.

A Força da Cruz.
- Traçando o sinal da Cruz sobre quem vai ser batizado, reconhecemos que ela é sinal de Cristo, o Salvador.
Na Cruz, Cristo colocou todos os nossos pecados, por isso ela é a força da salvação.
O ser humano está carregado de sofrimentos,encontros, desencontros e lágrimas. São suas cruzes. Podemos chegar à vitória com a força da Cruz de Cristo.

É preciso nascer de novo e ter vida plena
- Todos queremos viver e viver sempre. O corpo morre, mas a vida continua. No Batismo nascemos de novo, do alto, da água e do Espírito. Nascemos para a vida de Deus. É a vida que não terá fim. Somos identificados com Cristo que ressuscitou dos mortos. Pelo batismo o cristão participa da vida de Cristo ressuscitado.

Batismo e a efusão do Espírito.
Ao receber o batismo a pessoa recebe o Espírito Santo no qual todos são batizados. Ele exprime o dinamismo espiritual e evangelizador. O cristão consciente é aquele que se deixa guiar pelo Espírito, produzindo as obras de Deus.
O Espírito é a alma da Igreja e é força que mantém os cristãos na unidade.
A Sagrada Escritura afirma que não há outro caminho de salvação, senão Jesus Cristo(Mt 28,19;Mc 16 15-16). Porém, a salvação faz parte do mistério de Deus e não compete a nós julgar seus desígnios e questionar sua bondade de Pai.

A FÉ ILUMINA A VIDA
- A familia dos filhos de Deus
Quem recebe o Batismo constitui a Igreja. Por isso se diz que o batismo é a porta de entrada na Igreja de Deus. Uma vez batizadas, as pessoas se transformam em irmãos e irmãs, pois todas são batizadas num só Espírito(1Cor 13,13). Não há mais judeu ou grego,escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos sois um só, em Cristo Jesus(Gl 3,27-28).

- Os batizados são sacerdotes, profetas e reis
+ Cristo surgiu no mundo como sumo sacerdote, profeta e rei e continua sua missão na Igreja. O sacerdócio de Cristo é comunicado por intermédio do batismo(Heb. 10,22).

Todo aquele que se integra na Igreja pelo batismo participa da consagração sacerdotal e integra o culto religioso cristão. Pela participação na eucaristia, os batizados celebram sua plena inserção em Cristo e na Igreja.
O carácter sacerdotal do batizados continua na celebração dos demais sacramentos e nas atitudes diárias vividas na santidade e justiça. Por toda parte dão testemunho de Cristo.
A pregação do Evangelho se constituiu em centro do anúncio de Jesus. Anunciar os ensinamentos de Cristo é primordial também para o cristão usando sua palavra, mas espcialmente dando tetemunho dos ensinamentos do Mestre.

+ O batizado participa na missão profética de Cristo buscando a perfeição evangélica ao mesmo tempo que está sempre aberto à conversão procura ser instrumento para que a comunidade e sociedade também se convertam de seus erros.

+ Cristo é designado como rei e pastor. Contudo, a realeza de Cristo se fundamenta no serviço ao próximo. O batizado se faz grande sendo servidor. Ajuda a construir a comundade no amor, empenha-se em obras de misericórdia e caridade. O batizado é quem viabiliza a civilização do amor.

- Abre-te
“ O Senhor que fez os surdos ouvir e os mudos falar, lhe conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai”(Ritual do batismo de crianças)
Antes de mais nada é preciso abrir os ouvidos para reconhecer a voz do Pastor.
Precisa evitar que o coração se torne pesado, surdos os ouvidos e cegos os olhos; que não sejam impedidos de ver e ouvir o que o Senhor tem a nos dizer. Além disso, o batizado está atento às necessidades de seus semelhantes e é solidário em suas necessidades.
Como familia, a Igreja está sempre disposta a acolher quem quer se unir a ela e se mantem com o coração e os braços abertos para acolher o pecador, alegrando-se com seu retorno e recuperação.

- Sal da terra e luz do mundo
O cristão é a fonte do agir. O cristão se torna uma nova criatura pelo batismo para fazer o mundo melhor. É como o sal que da sabor à comida. Faz o bem e se solidariza com quem pratica o bem.
O batizado se transforma em luz para iluminar os recantos escuros da familia e da sociedade. Irradiando fé, esperança e caridade, iluminam as sombras da sociedade.

- Batismo e Missão
Jesus ainda não terminou sua missão. Ela se prolonga e necessita dos batizados para ser continuada. Por meio deles sua mensagem de amor e justiça vai chegando às pessoas. Sua presença na sociedade testemunhando com a vida sua adesão ao Senhor, é uma grande força para que se construa um mundo com amor, paz e justiça, onde todos possam se sentir irmãos e irmãs.
O Batismo inaugura nova existência em Cristo e na Igreja. “Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele , no amor(Ef.1,4).
Somos uma nova criação, liberta do pecado. Testemunhando a fé sob a força do Espírito Santo,alimentados com a Eucaristia, pão da vida eterna,buscamos a realização do Reino de Deus.

Pe. Olmes Milani-cs