Alimento da Vida -Dia 2 de Setembro de 2012- “Vós abandonais os mandamentos de Deus para seguir a tradição dos homens”. Os mandamentos de Deus são eternos e mais importantes.

LEITURA ORANTE

PARA LER E ORAR A BÍBLIA A PARTIR DA VIDA


A comunidade de fé se alimenta da Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura. Ela é o conteúdo de nossa fé. Deus fala também através dos acontecimentos da vida, da realidade atual. Quem não procura entender isso tem dificuldades para entender a Bíblia e a Palavra que Deus quer nos dirigir. Deve-se ler a vida com um olho e com o outro a Bíblia, pois a Palavra é para ser vivida.
A Leitura Orante de Palavra tem o objetivo de nos fazer escutar a Deus que nos fala hoje. Através dela percebemos se o plano de Deus está presente ou ausente na comunidade ou na sociedade. Ela nos ilumina para que estejamos a serviço da vida e da humanidade. Por ela descobrimos que Cristo veio ao mundo

“para que todos tenhamos vida em abundância”(Jo.10.10).
 
Como fazer:

Forma-se o grupo de 6 a 8 pessoas. Sentam-se em círculo ao redor de uma vela acesa como símbolo de Cristo ressuscitado. Escolhe-se um animador(a) para animar o encontro. Quando as pessoas forem mais de 8, forma-se outro grupo.

Exigências organizativas:

- Estabelecer o local e hora para o encontro

- Escolher com antecedência o texto

- Encarregar alguém para fazer o comentário.

- Todos devem usar a mesma tradução.

- Preparar o lugar com alguns símbolos sugestivos: Bíblia, vela, flores...

- Quem dirige deve calcular de 40 a 60 minutos o tempo do encontro.

- Preparar um refrão meditativo que pode ser extraído de um salmo responsorial.

Sugere-se seguir os seguintes passos:

1- Oração inicial.
O animador(a) do grupo faz a oração inicial em voz alta na presença de Cristo ressuscitado no meio do grupo, invocando o Espírito Santo.
Terminada a oração a vela é acesa.

2- Leitura do texto bíblico

Abramos a Bíblia. Abram a Bíblia no capítulo......... Quem gostaria de ler do versículo.........até o ...... vamos ler devagar, rezando.....?.( É melhor evitar de indicar uma pessoa determinada, mas deixar que ela surja do grupo. Só diga o nome do livro com a intenção que as pessoas sejam capazes de buscar o trecho sozinhas)

Ler duas vezes, devagar, rezando.

Perguntar-se: O que dizia o texto para aquela época? Que nomes de lugares e de pessoas aparecem no texto? Que símbolos ou sinais são usados? Que significam?

3. Meditar a palavra lida

Buscar além das palavras o mistério de Cristo. Cada um escolhe uma frase e a lê devagar duas ou tres vezes como uma oração. Deixar um pouco de espaço entre uma pessoa e outra.. O animador não deve ser nem o
primeiro e nem o último em dizer sua frase.

Perguntar-se: O que este texto tem a dizer hoje? Que versículo me chamou mais a atenção? Que atitude me sugere e me revela? Que aspecto de minha vida precisa ser mudado?

4. Oração.
Em silêncio e sem pressa, fala-se com Deus durante algum tempo, repetindo varias vezes a frase escolhida. O tempo de silêncio depende do crescimento na caminhada do grupo.

Perguntar-se: O que a leitura me faz dizer a Deus? Senhor eu te agradeço..... Senhor eu te peço......
Senhor eu te louvo.... Ajuda-me a cumprir tua vontade....


5. Partilha.
Depois do silêncio, partilhar a palavra que fez eco no coração seja própria ou ouvida de outra pessoa. Neste momento podem ser lembrados acontecimentos da vida relacionados com o texto lido.

Perguntar-se: O que Deus está falando? O que o texto me faz dizer a Deus? Que resposta podemos dar?

6. Agir.

Falar qual é o tema ou ação que o grupo deseja escolher e concretizar desde o dia do encontro até  seguinte. Deve ser uma palavra extraída do texto lido e rezado para ser vivida. Este momento é importante
para que a Palavra de Deus seja lida e praticada cada dia.

Perguntar-se: Que devo fazer de concreto? O que ficou em meu coração e me desperta para um novo modo de ser e de agir?

7- Testemunhar.

Qualquer um dos membros do grupo pode fazer oração. O animador incentiva a participação de todos agradecendo a Deus por estar presente no grupo. Entrar em diálogo e comunhão amorosa com Deus. Pedir ajuda a Deus para poder praticar a palavra lida e rezada.

8- Encerramento:

Qual é o trecho, a frase que me convida a rezar neste momento? ( Rezar, suplicar, louvar, dialogar com Deus, orar com um salmo...)

Pode-se terminar com um canto conhecido por todos. Conclui-se agradecendo e desejando-se a paz. A vela é apagada. A Palavra se faz vida. Marca-se o local e o dia do próximo encontro.

Sugestões de textos:

1 Atos 2, 42 – 47: Primeiro retrato da comunidade

2 Rom. 5, 1 – 11: O motivo de nossa esperança

3 Rom. 8, 18 – 27: Esperando um mundo novo

4 Rom. 12, 1 – 8: Harmonia nas diferenças

5 1 Cor. 4, 6 – 13: A acomodação é atraso

6 1 Cor. 12, 12 – 31: A comunidade é como um corpo

7 1 Cor. 13, 1 – 13: Amor total

8 Efésios 4, 1 – 16: Crescimento na diversidade

9 Col 2, 16 – 23: Cristo liberta

10 Heb. 13, 1 – 7: Amor de modo concreto

11 Tiago 2, 14 – 26: A fé tem manifestações

12 1 Cor 8, 1 – 13: Amor e discermimento